quinta-feira, 17 de maio de 2012

Comentário sobre o livro "O Preço de Ser Diferente" - Monica de Castro




O preço de ser diferente;
O próprio titulo diz tudo. O preço que se paga em ser diferente, em ter suas escolhas oprimidas por sua família ou sociedade. O livro conta a historia de um garoto chamado Romero. Que tem sua vida atormentada por seu pai. Um senhor autoritário. Ao decorrer da historia conta a vida de um menino que se descobre gay depois de ser violentado.
Não vou fazer um resumo do livro, e sim destacar alguns fragmentos e a mensagem que o livro passa. Ele nos traz uma mensagem sobre os pensamentos em relação a Deus e homossexualismo, que de certa forma é muito importante se você esta na fase de aceitação. Por que para a grande maioria o medo de ser castigado por ter sua opção sexual diferente do que a igreja ensina é um pecado imperdoável, mas veja só o que o livro fala:
‎"Só se desvirtua dos ensinamentos de Deus quem não consegue amar. Para mim, a
única lei que é eterna e verdadeira é a lei do amor. A partir daí, tudo o mais é conseqüência.
Quem ama compreende, ajuda, não critica, não rouba, não inveja, não mata, não fala mal. E isso, para mim, é o que conta no ser humano. Não importa se homem ou mulher, hétero ou homossexual, branco ou negro, rico ou pobre. Cada um vive o que tem de viver, e ninguém vive de forma errada. Vive o que precisa. E o que precisamos é sempre o melhor para nós. E o melhor, seja o que for, é o que vem para nossas vidas."(O Preço de Ser Diferente)
‎"Eu acredito muito em Deus.
Não nesse Deus vingativo e punitivo que todo mundo prega por aí. Mas num Deus de amor e compreensão. Numa força inteligente que criou o mundo e tudo que está nele. E Deus não erra nunca, não é mesmo? Se não erra, por que então pensar que ser homossexual é um erro?
Pois não foi Deus quem fez o homem e permitiu que ele conhecesse a homossexualidade?"(O Preço de Ser Diferente)
Com certeza todos temos  nossas crenças e modos de pensar, mas quando se é algo assim nos faz refletir de formo diferente avaliando o que cada religião diz. E de certa forma todos estão certas o que acontece é cada qual tem sua maneira de traduzir os ensinamentos de Deus. E para mim como diz o livro ”... Quem ama compreende, ajuda, não critica, não rouba, não inveja, não mata, não fala mal. E isso, para mim, é o que conta no ser humano.” Isso é importante o amor. Deus não olhara só o que você fez de mal, mas as coisas boas.
E também do pré-conceito que homossexuais enfrentam, o livro em certo momento nos traz uma situação que Romero e que nesta parte  já é um homem. E é acusado de violentar o filho do medico que o adotou após seu pai o expulsar de casa. Ele é acusado pelo simples fato de ser um homossexual e talvez não consiga controlar sua vontade de ter relações sexuais, o que a grande maioria não entende é que os monstros que fazem este absurdo são tanto homens como mulheres e homossexuais ou seja  isto não acrescenta em nada.
O livro abre nossa mente nos faz pensar. Mostra-nos a dificuldade em ser gay em ter de enfrentar pessoas  e seus preconceitos. Você que hoje sofre por ser gay ou não consegue se aceitar leia este livro. Talvez faça alguma diferença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário